/tr>

Se você quiser fazer compras no atacado clique aqui e faça login.



Últimas Notícias

Um Olhar no Exército Brasileiro 2

Um Olhar no Exército Brasileiro 2

Educação

Desfile dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras durante cerimônia de entrega do espadim aos cadetes do primeiro ano.

O Exército Brasileiro mantém uma das mais fortes estruturas educacionais superiores do Brasil, atuando nos mais diversos ramos.

Entre suas principais instituições de Ensino Superior, estão:

Além dessas, possui importantes centros de formação, como a EsPCEx - Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a EsSA - , a EsIE - Escola de Instrução Especializada, a EsACosAAe - Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, a EsCom - Escola de Comunicações, a EsEFEx - Escola de Educação Física do Exército, a EsMB - Escola de Material Bélico, a EASA - Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, o CIAvEx - Centro de Instrução de Aviação do Exército, os CPOR - Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, os NPOR - Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva e os Colégios Militares.

Desde 1991 as mulheres obtiveram o direito de ingressar no Exército Brasileiro. A primeira turma feminina formou-se em 1992 na Escola de Administração do Exército, atual Escola de Formação Complementar do Exército.

Bomba Atômica

Segundo fontes internacionais o Brasil já possui secretamente a tecnologia para a produção de uma bomba atômica.[20] O ex ministro e general Alberto Mendes Cardoso, ex-chefe da Casa Militar e do Gabinete de Segurança Institucional no governo de Fernando Henrique Cardoso, confirmou que o Brasil já domina o conhecimento e se quisesse, poderia dirigir a tecnologia à construção da bomba nuclear.[21] O Exército Brasileiro através de seu Instituto Militar de Engenharia (IME) já adquiriram tecnologia suficiente para que assim que o governo brasileiro desejar, construir a bomba atômica mais poderosa entre todas, a bomba atômica termonuclear.[22][23]

Causou polêmica em 2009 uma tese de doutorado do físico brasileiro Dalton Ellery Girão Barroso produzida no IME, intitulada Simulação numérica de detonações termonucleares em meios Híbridos de fissão-fusão implodidos pela radiação. Mantida sob sigilo no IME, a pesquisa foi publicada em livro[24], provocando um estrondoso choque entre o governo brasileiro e a Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA). O físico desenvolveu cálculos e equações que permitiram interpretar os modelos físicos e matemáticos de uma ogiva W87, com informações cobertas de sigilo, mas que vazaram acidentalmente[22].

Missões e projetos

Haiti

Porto Príncipe (Haiti) - O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, durante visita às tropas brasileiras que participam da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Estabilização no Haiti (Minustah).

No ano de 2001, Jean-Bertrand Aristide venceu as eleições presidenciais do Haiti, sendo que menos de 10% da população votou. A oposição negava-se a aceitar o resultado, criando um impasse. No ano de 2004, por meio de negociações mediadas pela comunidade internacional, em especial a OEA e o CARICOM, Aristide aceitou dissolver seu gabinete ministerial. No entanto, a oposição continuou insatisfeita, e a violência que surgiu no início do mês de fevereiro na cidade de Gonaïves se espalhou pelo país.

As forças rebeldes começaram a ocupar todas as cidades importantes do país, quase sem nenhuma resistência. França e Estados Unidos culpavam Aristide pela onda de violência, enquanto os países do CARICOM pediam pela manutenção da democracia no país, na tentativa de impedir o surgimento de um precedente a justificar golpes contra governos democraticamente constituídos na região.

Soldado brasileiro com uma menina haitiana.
Militar brasileiro entregando doces para crianças em favela de Porto Príncipe.

Com a renúncia de Aristide e seu quase imediato exílio na República Centro-Africana, o Conselho de Segurança das Nações Unidas cria a resolução 1.592 de 2004, que solicita a criação de uma força internacional para assegurar a ordem e a paz no Haiti. No entanto, Aristide denuncia que fora sequestrado por fuzileiros norte-americanos, sendo então forçado a renunciar por um grupo de haitianos e civis estadunidenses, informação negada pelos Estados Unidos. Esta ação também teria tido o apoio do governo francês.

Após negociações, e por ter o maior contingente, o Brasil assumiu o cargo de coordenação da recém-formada Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti, ou simplesmente MINUSTAH.

Amazônia

O Exército, presente na Amazônia desde o início do século XVII, vem ampliando seu dispositivo pela instalação de diversas unidades de fronteira. Tais unidades representam polos de crescimento, em torno dos quais, como ocorreu no passado, crescem núcleos habitacionais. Atualmente, a Força dispõe de cerca de 25.000 militares servindo na região amazônica, e já há planos concretos previstos pela Estratégia Nacional de Defesa, para aumentar em curto prazo o efetivo para 30.000 soldados na região, foi aprovado pelo Ministério da Defesa, o plano com orçamento de R$ 1 bilhão para praticamente dobrar o número de unidades na fronteira até 2018, com a criação de vinte e oito novos pelotões especiais de fronteira, serão prioritariamente células de vigilância militar, deixando a preocupação de vivificação da fronteira em segundo plano, no mesmo plano, também está previsto a modernização por R$ 140 milhões dos pelotões já existentes.[25]

Investimentos

Recentemente, para se adequar a Estratégia Nacional de Defesa, lançada pelo Ministério da Defesa, o Exército apresentou a Estratégia Braço Forte, um plano de reequipamento e modernização que irá investir 150 bilhões de reais.[26]

Está em andamento no Exército, o projeto do sistema Combatente Brasileiro do Futuro (COBRA),[27] que visa equipar os soldados de infantaria do Exército Brasileiro, com sistemas de armas, comunicações, localização, e visão noturna, tudo integrado, o que permitiria que os militares do mesmo pelotão se comunicassem a distância, percebessem a presença do inimigo através de infravermelho, e várias outras funções, tudo integrado ao equipamento e armamento, este projeto vai se basear no sistema FELIN do Exército Francês.[28]

A Estratégia Braço Forte, também prevê a substituição dos fuzis utilizados pelo Exército, adotando-se um novo modelo de calibre 5.56 mm, sendo o moderno fuzil de assalto brasileiro Imbel MD97, o mais cogitado para a substituição, já que o fabricante é a empresa IMBEL, estatal administrada pelo próprio Exército Brasileiro. A previsão inicial seria a aquisição de duzentas mil unidades.[29]

Com tecnologia inteiramente nacionais, o Exército desenvolveu e já está em produção um lote inicial da Arma Leve Anticarro (ALAC), também chamado no EB de Canhão Sem Recuo Descartável 84 mm, armamento criado para proteger os soldados de infantaria brasileiros contra blindados inimigos, é capaz de perfurar blindagens de aço com espessura de até 250 mm. Atinge um alvo com precisão a até 300 metros de distância em apenas um segundo e meio.[30] Outro armamento com tecnologia desenvolvida pelo Centro Tecnológico do Exército é o Míssil MSS 1.2 AC, que possui alcançe útil de até 2.000 metros de distância e pode ser usado contra casamatas, barcos, pequenas edificações e helicópteros.[31]

Dentre alguns projetos em andamento da estratégia, já foi firmado contrato com a empresa italiana Iveco, para a construção com projeto nacional de propriedade do EB, de dois mil blindados VBTP-MR Guarani, para transporte de tropas.[29][32] Também já foram entregues pela Alemanha, encomenda de duzentos e cinquenta carros de combate Leopard 1A5[33] que irão compor as unidades de cavalaria. Já está em produção, um lote inicial do veículo de reconhecimento Gaúcho, que é aerotransportável e foi desenvolvido em parceria entre o Exército Brasileiro e o Exército Argentino, visando o emprego de forças especiais.[34] Também já foram encomendadas cento e vinte unidades da viatura de reconhecimento Marruá junto a empresa brasileira Agrale.

Equipamento

Aeronave C-130 Hércules da FAB lança homens da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro.

Armas de infantaria

  • M964 FAP, versão do FN FAL 50.41.
  • M964, versão do FN FAL 50.50.
  • M964A1, versão do FN FAL 50.63 (conhecido como PARA-FAL, por ter sido usado inicialmente pela Brigada de Infantaria Pára-quedista. Posteriormente teve o uso estendido a toda Força de Ação Rápida Estratégica e demais unidades de pronto emprego).
  • IMBEL MD97 (usado pela Brigada de Operações Especiais).
  • H&K G-36C (usada pela Brigada de Operações Especiais).
  • FN Minimi SPW (usada pela Brigada de Operações Especiais).
  • M4A1. (usada pela Brigada de Operações Especiais).
  • AK-47 (Norinco China) (usada pela Brigada de Operações Especiais).
  • Pistola H&K USP (usada pela Brigada de Operações Especiais).
  • Pistola Glock 17 (usada pela Brigada de Operações Especiais).
  • Pistola Imbel 9mm
  • Metralhadora 9 M972, versão da submetralhadora Beretta M12.
  • Pistola M975 versão da Beretta model 92.
  • Barrett M82A1. (usado pela Brigada de Operações Especiais).
  • Heckler & Koch PSG1. (usado pela Brigada de Operações Especiais).
  • PGM .338 MINI-HECATE (usado pela Brigada de Operações Especiais).
  • H&K MSG-90 (usado pela Brigada de Operações Especiais).
  • Heckler & Koch MP5 (usada pela Brigada de Operações Especiais).
  • Lança-granadas Milkor MGL Mk1 de 40mm (usado pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva).[carece de fontes]
  • Lança-granadas M79 de 40mm (usado na 1ª Brigada de Infantaria de Selva).[carece de fontes]
  • Escopeta Remington 870 12mm (usada na 1ª Brigada de Infantaria de Selva e Brigada de Infantaria Pára-quedista).
  • FN MAG.
  • FN M2HB.
  • 127 Carl Gustav 84mm.
  • 1.500 AT-4 84mm. (sendo substituído pelo ALAC)
  • +200 ALAC (substituindo o AT-4)
  • 12 ERYX.(sendo substituído pelo MSS 1.2)
  • 20 MILAN.(sendo substituído pelo MSS 1.2)
  • 66 MSS 1.2
  • MAS 5.1 (Em desenvolvimento)
  • 118 Igla SA-18
  • 20 Igla SA-24
  • MSA 3.1 (Em desenvolvimento)

Veículos blindados

Um CC Leopard 1A1 do 1º RCC do Exército Brasileiro.
O M109 é o obuseiro auto-propulsado mais moderno do Exército Brasileiro.
  • 250 Leopard 1A5BR (Todos foram entregues o ultimo lote chegou no brasil no dia 02 de fevereiro de 2012)
  • 128 Leopard 1A1 - Em processo de desativação.
  • 91 M60A3 TTS Patton - Em processo de desativação.
  • 112 M-41B/C - Em processo de desativação.
  • 409 EE-9 Cascavel (45 foram repotencializados) serão substituídos pelo VBTP-MR.
  • 213 EE-11 Urutu (121 foram repotencializados) serão substituídos pelo VBTP-MR.
  • 584 M113B. (376 serão repotencializados e 208 serão recuperados)
  • VBTP-MR Guarani (86 encomendados, lote piloto) (serão 2.044 veículos desta família).

Artilharia

  • 72 M108 105mm.
  • 40 M109 155mm.
  • 20 ASTROS II 108/180/300mm.
  • +-100 AV-SS 12/36
  • 60 ASTROS HAWK
  • 92 M114 155mm.
  • 36 L118 105mm.
  • M777 (Em estudo de aquisição)
  • 72 OTTO Melara Mod 56 R 105mm.
  • 320 M101 105mm.
  • 19 M102
  • +100 M2 Morteiro raiado de 120 mm
  • 209 M30 Morteiro raiado de 107mm
  • 1019 M936 AGR Morteiro de 81mm
  • 1050 M949 AGR Morteiro de 60mm

Artilharia antiaérea

Aeronaves


O Exército opera com vários helicópteros, entre eles estão:

Referências

  1. http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/08/sucateado-exercito-nao-teria-como-responder-guerra-dizem-generais.html
  2. [1] Milytary Power - Sítio acessado em 27/06/2010
  3. [2] Sítio oficial da Brigada de Operações Especiais
  4. [3] Defesanet - Sítio acessado em 27/06/2010
  5. [4] Sítio Tropas Elite - Acessado em 27/06/2010
  6. [5] Military Power - Sítio acessado em 27/06/2010
  7. [6] Sítio oficial da Brigada de Infantaria Pára-quedista
  8. [7] Sítio oficial do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel))
  9. [8] Sítio oficial da 12º Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)
  10. [9] Sítio Tropas Elite
  11. [10] Sítio oficial do 17º Batalhão de Fronteira
  12. [11] Sítio oficial do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado
  13. a b c [12] Military Power - Sítio acessado em 27/06/2010
  14. [13] Sítio oficial do Centro de Instrução de Guerra na Selva - Acessado em 27/06/2010
  15. PEDROSA, J. F. Maya. A Catástrofe dos Erros. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2004, p.229
  16. NABUCO, Joaquim. Um Estadista do Império. Volume único. 4 ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1975, p.463
  17. VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p.548
  18. HOLANDA, Sérgio Buarque de. História Geral da Civilização Brasileira: Declínio e Queda do Império (2a. ed.). São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1974, p.238
  19. SOUZA, Adriana Barreto de. Duque de Caxias: o homem por trás do monumento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p.110
  20. Entrevista com pesquisador alemão Deutsche Welle em DW-World Acessado em 10/01/2010.
  21. Zequinha Barreto Socialismo e Democracia Acessado em 10/01/2011.
  22. a b Vasconcelo Quadros (05 de Setembro de 2009). Brasil já tem tecnologia para desenvolver bomba atômica. Terra Notícias. Página visitada em 15 de Fevereiro de 2012.
  23. 24 Horas News Acessado em 10/01/2011.
  24. Barroso, Dalton Ellery Girão. A Física dos explosivos nucleares. [S.l.]: Livraria da Física. 439 p.
  25. http://www.noticiasdaamazonia.com.br/6605-pelotoes-de-fronteira-vao-ser-celulas-de-vigilancia/ Notícias da Amazônia
  26. http://defesamilitarbrasil.blogspot.com/2009/06/exercito-planeja-gastar-150-bilhoes-de.html Defesa Militar
  27. http://www.forte.jor.br/tag/combatente-brasileiro/ Forças Terrestres
  28. http://www.aereo.jor.br/2009/11/05/sagem-felin/ Poder Aéreo
  29. a b http://www.militarypower.com.br/brasil.htm Military Power
  30. http://www.tecnodefesa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=325:programa-alac&catid=36:materias&Itemid=54 Tecnodefesa
  31. http://www.dct.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=64&Itemid=71 Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro
  32. http://www.forte.jor.br/2009/04/02/comeca-a-producao-do-primeiro-vbtp-mr-para-o-eb/ Forças Terrestres
  33. http://www.forte.jor.br/tag/leopard-1a5/ Forças Terrestres
  34. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16253 4x4 Brasil

Ver também

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Exército Brasileiro

Ligações externas

Veja mais