/tr>

Se você quiser fazer compras no atacado clique aqui e faça login.



Últimas Notícias

Portuguesa surpreende, vence o Grêmio no Olímpico

Portuguesa surpreende, vence o Grêmio no Olímpico

Na bronca, Kleber lamenta derrota em "jogo-chave": "Precisamos acordar"

Jogadores destacaram falta de atenção no primeiro gol da Lusa, que bateu o Grêmio por 2 a 0 no Olímpico

 

 

 

 

 

 

A surpreendente derrota para a Portuguesa nesta quarta feira, no Olímpico, teve um culpado. Após a partida, os jogadores do Grêmio foram unânimes: trataram como imperdoável o erro de posicionamento e atenção no primeiro gol, marcado por Ananias.

Sempre eloquente em suas manifestações, Kleber foi o mais enfático. Chamou o lance de "gol bobo" e lamentou a derrota num confronto considerado como "jogo-chave".

- Era um jogo-chave, a gente precisa acordar. Deixamos escapar esse jogo importante. Não pode acontecer. Erramos na marcação. Temos que vencer em casa - disparou o autor do único gol do Grêmio na partida e que levou o terceiro cartão amarelo (não enfrenta o Figueirense, no domingo).

- Gol de lateral não pode acontecer - reforçou Zé Roberto, que reencontrou o seu clube de criação, 16 anos depois.

 
DESTAQUES DO JOGO
  • nome do jogo

    Dida

    O goleiro fez valer a sua experiência para conter o ímpeto do Grêmio. Além de seguro nas defesas, soube matar o tempo. Acabou ainda levando cartão.

  • estatística

    posse de bola

    O Grêmio perdeu o jogo, mas deu um banho em posse de bola. Acabou com 68% contra 32% da Lusa. Na prática, o domínio não surtiu efeito.

  • não deu certo

    jogo aéreo

    A insistência na jogada pelo alto foi um pecado do Grêmio. Com um goleiro alto como Dida, pouco adiantaram os 39 cruzamentos na área paulista.

     

 
A CRÔNICA
 
 A Portuguesa fez mais uma vítima em sua recuperação no Brasileirão. Na noite desta quarta-feira, no Olímpico, surpreendeu ao suportar a pressão e vencer o Grêmio por 2 a 1, gols de Ananias e Bruno Mineiro - Kleber descontou para o Tricolor. Este foi o sétimo jogo sem perder da equipe verde-rubra. Agora, a zona de rebaixamento é passado, e o time de Geninho está na parte intermediária da classificação.


A vitória ainda derruba dois tabus: foi o primeiro sucesso da Lusa fora de casa na temporada e também o primeiro triunfo sobre o Grêmio em solo gaúcho na história do Campeonato Brasileiro, após 16 confrontos.

O Grêmio perdeu a oportunidade de subir na tabela. Pior: corre risco de, após sete rodadas seguidas, sair do G-4. Precisa torcer por tropeço do Internacional, nesta quinta-feira, diante do Corinthians, em São Paulo. O que levou Kleber, autor do gol tricolor, a desabafar:

- Era um jogo-chave, a gente precisa acordar. Deixamos escapar esse jogo importante. Não pode acontecer. Erramos na marcação. Temos que vencer em casa.

Um dos destaques da partida, o goleiro Dida destacou a dificuldade de suplantar o Grêmio no Olímpico:

- Não é fácil vir aqui e vencer. O Grêmio tem uma grande equipe, mas estamos trabalhando e quem acompanha o nosso time sabe do empenho dos jogadores em todos os jogos. Hoje não foi diferente, viemos para fazer uma grande partida e conseguimos.

Neste domingo, as duas equipes voltam a campo. O Grêmio, às 16h (de Brasília), recebe o Figueirense, de novo no Olímpico. A Portuguesa, o Internacional, às 18h30m, no Canindé.

Uma chance, um gol

Se tiveram a competência de prever a postura do rival, os gremistas pecaram em não criar alternativas para superá-la. Os jogadores tricolores anteciparam que iriam enfrentar um time retrancado nas suas manifestações durante a semana. Aconteceu. Disseram que a paciência e a efetividade nas conclusões seriam as alternativas. Nada feito.

Ananias gol Portuguesa (Foto: Wesley Santos / Futura Press)Ananias celebra o primeiro gol da Portuguesa (Foto: Wesley Santos / Futura Press)

O Grêmio não conseguiu trocar passes. Inverter as jogadas. Ter vitória pessoal. Fazer seus volantes Fernando e Souza serem alternativas aos meias Elano e Zé Roberto, anulados pela marcação. Ficou refém das jogadas de bola parada ou dos cruzamentos à área.

Foi assim que, aos 22 minutos, Edilson descobriu André Lima. O centroavante escorou para Elano, que finalizou em cima de Dida. E foi só. A Lusa se manteve firme no propósito de anular as virtudes do adversário. E, aos poucos, ganhou confiança para se arriscar ao ataque.

Na primeira escapada, o gol. Moisés cruzou rasteiro da direita, Ananias se antecipou a Naldo e chutou para defesa de Marcelo Grohe. No rebote, o atacante abriu o placar: 1 a 0.

Eram 26 minutos, e o Grêmio sentiu a adversidade. Não conseguiu nada além de um chute de fora da área de Edilson defendido por Dida. E foi para o vestiário com bronca.

- Todo jogo em casa temos de levar um gol para acordar e virar. Tem de ligar e virar, de novo – reclamou Souza.

Desta vez, derrota

Na volta do intervalo, ao alugar o campo da Lusa, o Grêmio atacou do primeiro ao último minuto do segundo tempo. Pressionou, pressionou, pressionou... mas errou nas finalizações. André Lima, aos 11, e Gilberto Silva, aos 12, perderam boas chances cara a cara com Dida.

A diferença, em relação ao primeiro tempo, foi a postura paulista. Apesar do maior volume de jogo gaúcho, a Portuguesa foi mais perigosa nos contragolpes. Ao manter sempre dois atacantes, escapava com perigo. Bruno Mineiro, duas vezes, não liquidou a fatura por pouco. Marcelo Cordeiro, de falta, também ficou no quase.

E, aos 37, o jogo praticamente foi resolvido pela Lusa. Bruno Mineiro, em rebote de Grohe após falta de Ivan, fez 2 a 0. Naldo evitou outro gol de Bruno Mineiro. E quando o resultado parecia decidido, Kleber descontou aos 42, ao receber passe de Elano e bater de primeira, sem chance para Dida. Mas já não havia tempo, e a Lusa curte a sua ascensão no Brasileirão 2012 em grande estilo, vencendo o Grêmio dentro do Olímpico.

kleber gladiador grêmio portuguesa brasileirão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)kleber Gladiador acompanha a jogada em ataque da Portuguesa (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Veja mais