/tr>

Se você quiser fazer compras no atacado clique aqui e faça login.



Últimas Notícias

Grêmio vence e tira invencibilidade do Fluminense

Grêmio vence e tira invencibilidade do Fluminense

Com gol de Kleber, Grêmio vence e tira invencibilidade do Fluminense

Tricolor gaúcho emenda a quarta vitória consecutiva no Brasileirão e se aproxima do adversário, que tem um ponto a mais e está em terceiro

 
 
161 comentários
  • deu errado

    três zagueiros

    O sistema defensivo proposto por Abel não conseguiu evitar a derrota. O time entrou com três zagueiros e dois volantes para amenizar os desfalques.

  • deu certo

    mobilização

    A mobilização de Vanderlei Luxemburgo durante a semana conseguiu o objetivo traçado: dar uma boa vitória diante de um bom público (23.155 pagantes).

  • curiosidade

    efeitos do frio

    Enquanto os jogadores do Flu ingressaram no gramado com agasalho extra, os suplentes do Grêmio assistiram à partida com cobertor.

Não foi uma atuação de encher os olhos, mas o Grêmio fez o que se propôs na fria noite desta quarta-feira no Olímpico: venceu o Fluminense por 1 a 0 e confirmou a boa fase no Brasileirão. Com quatro vitórias seguidas e em quarto lugar, chegou a 24 pontos e se aproximou do adversário, que tem um a mais e está em terceiro. À frente deles, estão o Vasco, com 29, e o Atlético-MG, que soma 28 e enfrenta o Santos nesta quinta-feira. O gol da vitória foi de Kleber, expulso no fim da partida.

Último invicto, o Fluminense perdeu pela primeira vez. Sem Deco, Jean e os laterais Bruno e Carlinhos, armou-se com três zagueiros e dois volantes - o meia Wagner começou no banco. Na próxima rodada, terá outro duelo com um time da parte de cima da tabela, o Atlético-MG, desta vez em casa. O jogo será às 16h de domingo, no Engenhão. Já o Grêmio visita o Coritiba no Couto Pereira, um dia antes, às 18h30m.

Elano deixou o campo comemorando a vitória sobre um concorrente na briga pelo título:

- Estou muito feliz, é extremamente especial essa vitória. É a quarta desde que cheguei aqui, e ainda mais num confronto direto com o Fluminense.

O atacante Fred, que passou em branco depois de marcar nas quatro partidas anteriores, procurou minimizar a perda da invencibilidade:

- Nada que preocupe a gente. É ruim perder, vínhamos numa sequência boa, mas uma hora isso ia acontecer mesmo. Não estamos pensando na invencibilidade, e sim em somar pontos e sermos campeões. Hoje, infelizmente não deu.

Kleber, Grêmio x Fluminense (Foto: Neco Varella / Agência Estado)Kleber faz o gol da vitória, mas é expulso aos 43 do segundo tempo (Foto: Neco Varella / Agência Estado)

Frio, muito frio

O frio foi um rival extra para as duas equipes. Com temperatura beirando os 8ºC em Porto Alegre, os jogadores se protegeram como puderam. Os cariocas, por exemplo, entraram em campo usando jaquetas. As mangas compridas, luvas e malhas por baixo das camisetas foram a tônica da vestimenta. Os gremistas, teoricamente mais acostumados ao clima, se aqueceram com cobertores no banco de reservas.

Neste panorama, a lógica indicava correria e disposição em demasia para vencer e se aquecer. O que se viu, porém, foi a primazia de dois sistemas defensivos. Se Abel Braga lançou um esquema com três zagueiros (Gum, Leandro Euzébio e Anderson) e dois volantes (Edinho e Fábio Braga) para amenizar os desfalques, Vanderlei Luxemburgo, apenas sem o lateral-direito Tony, soube arrumar seu time para controlar um adversário até então invicto e com o rápido Wellington Nem e o oportunista Fred na frente. Foi um duelo à la xadrez. Cada movimento tinha um contraveneno.

As chances de gol, então, se resumiram a chutes de fora da área ou cruzamentos. Elano, aos 13 minutos, parou nas mãos de Diego Cavalieri. Foi o mesmo destino da cabeçada de Fred, três minutos mais tarde, aqui com Marcelo Grohe defendendo, depois de bola alçada por Wallace. Por momentos, a monotonia irritou a torcida. A insistente troca de passes defensivos do Flu provocou vaias.

O primeiro tempo terminaria sem mais nenhuma emoção, mas aos 41 - pela primeira e única vez - a qualidade superou a marcação. Kleber, em passe por cobertura, serviu Marcelo Moreno, que, livre, finalizou por cima do gol de Cavalieri.

Wellington Nem e Zé Roberto, Grêmio x Fluminense (Foto: Alexandre Auler / Photocamera)Wellington Nem enfrenta a marcação de Zé Roberto (Foto: Alexandre Auler / Photocamera)

Gladiador desequilibra

Não fosse um ensaio de pressão do Grêmio, logo após a volta do intervalo, e o segundo tempo teria o mesmo roteiro do primeiro. Até os cinco minutos, o volume de jogo dos gaúchos prevaleceu. O problema foi a incapacidade de criar chances de gol.

Moreno reclamou de pênalti, e o Grêmio só ameaçava com chutões para a área. O Flu, ao contrário do primeiro tempo, sentiu falta de Deco. Sem alguém para segurar a bola, inexistiu no ataque. Então, um dos levantamentos deu certo.

O Grêmio bateu rápido uma falta no meio-campo. Edilson apareceu livre no lado direito, cruzou, Moreno dividiu com Gum, e a bola se ofereceu a Kleber. Ele dominou e desviou na saída de Cavalieri: 1 a 0, aos 23 minutos. Foi o segundo gol dele no Brasileirão.

Abelão partiu para cima. Trocou Edinho e Gum por Rafael Sobis e Wagner. Não deu certo,e o Fluminense conheceu a sua primeira derrota no Brasileirão.

Veja mais