/tr>

Se você quiser fazer compras no atacado clique aqui e faça login.



Últimas Notícias

Coreia do Norte aciona 130 hovercrafts para manobras militares

Coreia do Norte aciona 130 hovercrafts para manobras militares
Agencia EFE

22/10/2013 03h55 - Atualizado em 22/10/2013 07h30

Coreia do Norte aciona 130 hovercrafts para manobras militares

Cada um destes veículos é capaz de transportar 40 comandos militares.
Para Coreia do Sul, ação serve para ocupar rapidamente ilhas limítrofes.

 

Da EFE

 
Foto sem data divulgada nesta terça-feira (22) mostra  Kim Jong-un visitando Mirim Riding Club em Pyongyang (Foto: KCNA VIA KNS/ AFP)Foto sem data divulgada nesta terça-feira (22) mostra Kim Jong-un visitando Mirim Riding Club em Pyongyang (Foto: KCNA VIA KNS/ AFP)

A Coreia do Norte acionou no litoral do país um contingente formado por 130 hovercrafts, o que poderia indicar o início dos preparativos para a realização de manobras militares, informou nesta terça-feira (22) o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS).

Segundo o relatório apresentado nesta terça pelo JCS no Parlamento, a Coreia do Norte mobilizou 70 hovercrafts na costa oeste e 60 no litoral leste do país.

Cada um destes veículos anfíbios é capaz de transportar 40 comandos militares a velocidades de até 96 km/h, o que permitiria ao regime de Kim Jong-un realizar um ataque marítimo contra a Coreia do Sul em apenas uma hora.

Uma das bases norte-coreanas, a de Goampo na província de Hwanghae do Sul, se encontra a apenas 50 quilômetros da ilha sul-coreana de Baengnyeong e a 40 da Linha Fronteiriça Norte (NLL), que divide às duas Coreias no Mar Amarelo (Mar Ocidental), detalhou a agência sul-coreana "Yonhap".

Em março, quando a Coreia do Norte iniciou uma longa escalada de ameaças como protesto contra as sanções da ONU, após seu terceiro teste nuclear, o jovem Kim Jong-un aproveitou para fazer uma visita às bases de hovercrafts.

Seul considera que esses veículos militares servem para realizar infiltrações marítimas e ocupar rapidamente ilhas limítrofes, como uma manobra prévia para uma ocupação militar em caso de guerra, detalhou a agência.

"A Coreia do Norte acionou uma base de hovercrafts perto da Linha Fronteiriça Norte (NLL) e Kim Jong-un comparece de forma periódica nas manobras de desembarque", detalhou um membro do partido governante sul-coreano, que não descartou que Pyongyang possa começar a fazer manobras de provocação em breve.

Veja mais