/tr>

Se você quiser fazer compras no atacado clique aqui e faça login.



Últimas Notícias

Brasil comprará 36 obuseiros autopropelidos dos Estados Unidos

Brasil comprará 36 obuseiros autopropelidos dos Estados Unidos

Brasil comprará 36 obuseiros autopropelidos dos Estados Unidos

 
 
<p>M109A6</p>O Exército Brasileiro (EB) anunciou a aquisição de um lote de 36 carros do tipo M-109A5 SPG (self propeled gun), obuseiros autopropelidos de 155 mm com alcance de até 30 km. Comprados dos estoques do Exército dos Estados Unidos, estes obuseiros são bem mais modernos que os 37 exemplares da versão M-109A3 atualmente em uso no Brasil, adquiridos da Bélgica em 1999.

Esta compra demonstra a satisfação do EB com seus M-109 e reforça a idéia da aposentadoria dos M-108, considerados obsoletos devido ao baixo alcance da arma principal de 105 mm (15 km), em que pese sua ótima eficiência mecânica.

Os cerca de 50 carros ainda operacionais devem dar baixa na medida em que os novos M-109A5 forem entregues aos grupos de artilharia de campanha auto propulsado (GAC AP) baseados na região sul do Brasil que utilizam o M-109A3. Estes SPG de 155 mm mais antigos serão submetidos a um trabalho de modernização, elevando-os para o mesmo padrão dos novos M-109 adquiridos, sendo então gradativamente repassados aos GAC AP usuários de M-108, padronizando assim a artilharia de campanha auto propulsada do EB com um único modelo.

Uma equipe de oficiais de cavalaria do EB deverá seguir para os Estados Unidos em agosto, onde terão a missão de selecionar os 36 veículos em melhores condições para aquisição, dentre os oferecidos pelo Exército dos Estados Unidos via FMS.

Veja mais